JOANA
PROVIDÊNCIA
LADRÕES DE ALMAS
2008
Ladrões de Almas é um espectáculo de dança que parte do conto de Herberto Hélder, Lugar Lugares, do livro Os Passos em Volta e de alguns testemunhos íntimos. Estes testemunhos são memorias fragmentadas, apropriadas e recriadas pelos co-autores e intérpretes deste espectáculo onde se torna presente gente ausente e onde se vive mostrando espaços dentro de cada um numa viagem pelo tempo. O tempo interior, o tempo como passagem, o tempo das histórias e o tempo intemporal das almas... o que são as almas? Onde estão? Nos cabides? Nos sapatos? Nos seres que, apesar de ausentes, este espectáculo esconjura?
Em Ladrões de Almas paira a ideia de que salvar alguém, ou algo, é salvarmo-nos a nós próprios e que a salvação é salvífica.
“Era uma vez um lugar com um pequeno inferno e um pequeno paraíso, e as pessoas andavam de um lado para o outro, e encontravam-nos, a eles, ao inferno e ao paraíso, e tomavam-nos como seus, e eles eram seus de verdade. As pessoas eram pequenas, mas faziam muito ruído. E diziam: é o meu inferno, é o meu paraíso. […] Às vezes acordavam a meio da noite e agarravam-se freneticamente. Tenho medo, diziam. E depois amavam-‑se depressa e lavavam-se, e diziam: boa noite, boa noite. Isto era uma parte da vida delas, e era uma das regiões (comovedoras) da sua humanidade, e o que é humano é terrível e possui uma espécie de palpitante e ambígua beleza.”
Herberto Helder in Os Passos em Volta; Lugar Lugares
Direcção → Joana Providência
Figurinos → Catarina Barros
Pesquisa, realização e edição vídeo → Eva Ângelo
Espaço cénico e adereços → Susete Rebelo
Sonoplastia → Luís Aly
Iluminação → José Carlos Gomes
Intérpretes e co-criadores → Vera Santos (Ainhoa Vidal), António Júlio, Andreas Dyrdal, Anabela Sousa (Tânia Matos) e Andrea Moisés
Sonoplastia → Luís Aly
Fotografia → Ana Pereira
Tai-Chi → Diogo Sant’Ana
Assistência figurinos → Lola Sousa
Execução guarda‑roupa → Esmeralda Almeida
Assistência, montagem e operação de luz → Nelson Lima
Design gráfico → Bernardo Providência
Produção → Pedro Aparício e Glória Cheio
Co-produção → ACE/Teatro do Bolhão e Culturgest